Império Serrano busca ajuda dos orixás para voltar ao Grupo Especial
O Império Serrano está em busca da ajuda dos orixás para retornar ao Grupo Especial. O carnavalesco Alex de Souza, criador do enredo “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais”, pretende conquistar o campeonato na Série Ouro com essa temática.
No último carnaval, o Império Serrano foi rebaixado ao homenagear Arlindo Cruz. Durante a tradicional Feijoada Imperial, realizada no último sábado, foi anunciado o novo enredo, apresentada a nova diretoria e os componentes, e encerrada com um show do grupo Fundo de Quinal. O enredo “Ilú-ọba Ọ̀yọ́: a gira dos ancestrais” será uma grande homenagem aos orixás, apresentada como um xirê.
Ilú-ọba Ọ̀yọ́ era o nome de um império que existiu onde hoje estão localizados Nigéria, Togo e Benin, na África Ocidental. Durante a diáspora, os filhos dessa terra trouxeram seus cultos para o Brasil, onde recriaram suas tradições através do candomblé, na Bahia. O enredo mostrará a importância de cada orixá em diferentes localidades de Ilú-ọba Ọ̀yọ́, destacando a influência desse império africano na cultura e religiosidade do povo brasileiro.
O carnavalesco Alex de Souza explica que o enredo será um encontro entre o Império Serrano e o Império Africano, com ênfase na religiosidade africana e no culto aos orixás. Será apresentada na Avenida a Ordem de divindades, do Ogum ao Oxalá, pedindo a licença de Exu para abrir os caminhos. O desfile será uma união entre impérios de pele preta, repletos de fundamentos.
Em 2024, o Império Serrano desfilará como a oitava escola no sábado de carnaval, dia 10 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, com o objetivo de retornar ao Grupo Especial.