Portela levará na avenida obra da romancista Ana Maria Gonçalves no carnaval de RJ 2024
A escola de samba Portela já definiu o enredo para o Carnaval de 2024, após conquistar o décimo lugar neste ano. Durante a tradicional feijoada da escola, foi anunciado que o enredo será baseado no romance “Um Defeito de Cor”, escrito pela renomada autora Ana Maria Gonçalves.
A equipe responsável pela concepção do desfile também foi apresentada oficialmente. A porta-bandeira Squel Jorgea formará par com o mestre-sala Marlon Lamar. O diretor de carnaval será Junior Schall, o diretor de harmonia será Julinho Fonseca, e a dupla de carnavalescos será composta por André Rodrigues e Antônio Gonzaga.
O enredo é inspirado na obra de Ana Maria e oferece uma nova perspectiva da história, recontando os caminhos imaginados da personagem principal, Luisa Mahim, uma mãe negra.
Antônio Gonzaga revelou que o projeto é dedicado a todas as mães e é uma forma de expressar afeto e gratidão por sua recente chegada à escola, juntamente com André Rodrigues.
“Acreditamos que esse enredo seja a nossa mais profunda manifestação de carinho nessa nova fase. É uma homenagem às nossas mães, avós e a cada mulher negra que carrega a força de sobreviver, existir e semear novas histórias”, afirmou.
“‘Um Defeito de Cor’ conta a história da luta dos negros no Brasil, através do olhar de uma mulher que enfrentou os maiores desafios para continuar viva e preservar sua herança e origens. É a história de uma mãe heroína, filha da África, que trouxe a liberdade para esta nação. É uma grande honra poder contar essa história e imaginar o reencontro de Luisa com Luís Gama. Essa história fala por todos nós. É a nossa identidade construída ao longo do tempo”, destacou Gonzaga.