Unidos da Tijuca anuncia lendas portuguesas como enredo para 2024
A escola de samba Unidos da Tijuca escolheu as lendas de Portugal como tema para o desfile de carnaval de 2024. O enredo “O conto dos fados” foi divulgado durante a noite de sábado (13).
Lexa continua como rainha da Bateria Pura Cadência, liderada pelo Mestre Casagrande. A cantora marcou presença no evento de lançamento ao lado de sua mãe, Darlin Ferrattry, e de sua irmã, Wenny Isa. Ito Melodia será o cantor principal, acompanhado por Tem-Tem Jr.
O enredo não trata do Fado, o estilo musical típico de Portugal. A partir da origem do termo, Fado – destino – fabulação, o seu significado se amplia para abranger as lendas relacionadas à história de Portugal, uma história de Fado, uma narrativa em que o destino de uma nação é descrito por meio das histórias transmitidas de geração em geração. O fado, estilo musical, está presente no enredo representando a essência da alma portuguesa.
“O Conto de Fados”, título do enredo, é literalmente uma viagem a um Portugal mítico e místico. O enredo contará, de forma encantadora, fatos e lendas populares do país. Através de um jogo de palavras, “Conto de Fadas” se transforma em “O Conto de Fados”. O lúdico passa a interagir com as histórias narradas, inventadas e, acima de tudo, recriadas. Há histórias dos antigos reinos, da Terra das Serpentes, das Minas do Rei Salomão e dos Druidas. Entre conquistas e reconquistas, o enredo forma um mosaico de riquezas, tradições e romarias.
O destino fez com que as caravelas viessem de lá para cá e nos encontrassem, nos deixando, gostemos ou não, com uma língua, uma crença e muitas histórias. Entre erros e acertos, o destino fez com que viesse de Portugal um ensinamento que nos mostra a cegueira coletiva, nos fazendo perceber que a cegueira da colonização e da escravidão não foram apenas lendas, e mesmo que a nossa narrativa seja carnavalesca, temos a certeza de que as sociedades devem se reinventar e, acima de tudo, repensar o futuro. Agora é hora de reescrever essa história com novas cores, com respeito a todas as pessoas e com fé na humanidade.
Por enquanto… isso é tudo! O resto é “segredo, não conto a ninguém! Sou Tijuca e vou além”… além-mar! A sinopse será entregue aos compositores na próxima segunda-feira, dia 15 de maio, às 20 horas, no barracão de alegorias localizado na Cidade do Samba.